Serviços

Viabilidade / Projeto / Vistoria

Etapa 1 – Processo de viabilidade – Cliente Média Tensão

Nesta etapa inicial o cliente solicita à unidade de atendimento uma análise de viabilidade para que sejam verificadas as características necessárias ao serviço demandado, seja uma ligação nova de subestação ou uma redução/ampliação de potência e demanda. As circunstâncias envolvendo sua Unidade Consumidora e o local a que se refere serão estudadas objetivando a aprovação de sua solicitação e respeitando as normas exigidas.

São estabelecidas diretrizes técnicas para o fornecimento de energia elétrica em média tensão a edificações individuais ou compartilhadas, urbanas ou rurais, residenciais, comerciais ou industriais. As mesmas devem possuir carga instalada individual superior a 5 kVA, a partir de redes de distribuição aéreas, subterrâneas ou subestações compartilhadas com tensões nominais de 13,8 kV e 34,5 kV.

Prazo de Análise da Viabilidade – Resolução 414/2010 art. 32

Interior: 30 dias

Capital: 30 dias (capital e áreas metropolitanas)


Formulários

Ligação Nova

Solicitação de viabilidade técnica para ligação nova

Checklist para viabilidade

Formulário de Atendimento a Consumidores Industriais 69, 138 e 230 kV

Ampliação Subestação

Ampliação de Subestação Potência 13,8 kW

Ampliação de demanda

Ampliação de Subestação Demanda 13,8 kW

Ajuste de demanda – Tarifa azul

Redução Subestação

Redução de Subestação Potência

Redução de demanda

Redução de Subestação Demanda 13,8 kW

Redução de demanda – Tarifa verde

Etapa 2 – Projeto – Cliente Média Tensão

Após a finalização da etapa de Viabilidade, o cliente encaminha o projeto elétrico por e-mail: grandesclientes@amazonasenergia.com para que seja realizada a análise técnica em alguns casos. Será verificado se o projeto está de acordo com as normas técnicas adotadas por esta empresa. Após conclusão, a distribuidora informará ao cliente se o projeto foi aprovado ou não.

De acordo com o Adendo 1- Norma de Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão, aprovado através da Resolução nº 136/2019 em 29/07/2019, segue as características para análise de projeto.

Subestações aéreas até 300 kVA – (medição compartilhada, tenha grupo gerador e seja abrigada), apresenta Projeto e Memorial Descritivo em 2 vias e ART para vistoria, sem análise e aprovação do mesmo, exceto quando o cliente solicitar. Após a emissão da viabilidade o cliente apresenta projeto e ART para abertura da vistoria e interligação.

Demais Subestações – (abrigadas, ao tempo, com medição compartilhada e com geradores de emergência), apresenta Projeto e ART, passa pela análise e aprovação do projeto. Em caso de aprovação cliente solicita vistoria e interligação da unidade consumidora.

Prazo de Análise do Projeto – Resolução 414/2010 art. 32

Interior: 30 dias

Capital: 30 dias (capital e áreas metropolitanas)

Formulários

Formulário de análise de projeto elétrico

Checklist

Checklist de análise de projeto elétrico

Etapa 3 – Vistoria e Interligação de Subestação – Cliente Média Tensão

Finalizada a etapa de análise de projeto o cliente encaminha a documentação necessária para solicitação de vistoria da subestação conforme checklist.

Ressaltando que de acordo com o Adendo 01 – Norma de Fornecimento de Energia Elétrica em Média Tensão, aprovada através da Resolução nº 136/2019 em 29/07/2019, as subestações aéreas até 300 KVA – Apresenta Projeto e Memorial Descritivo em 2 vias e ART, porém não passa pela análise e aprovação do projeto. Após a emissão da viabilidade o cliente apresenta projeto para abertura da vistoria e interligação.

Demais Subestações (abrigadas, ao tempo, com medição compartilhada e com geradores de emergência), apresentam Projeto e ART, passa pela análise e aprovação do projeto. Em caso de aprovação cliente solicita vistoria e interligação da unidade consumidora.

Vistoria de Rede

Finalizada a etapa de análise de projeto para rede de distribuição o cliente dirige-se à unidade de atendimento e apresenta a documentação necessária para solicitação de vistoria e doação da rede elétrica.

> Cópia do protocolo de entrega no laboratório da Amazonas Energia (na unidade de flores), solicitando a padronização de transformadores;

> Carta de solicitação de vistoria;

> Cópia da aprovação do projeto de rede;

> Cópia de carta de viabilidade;

> Termo de doação de rede assinado pelo representante legal com firma reconhecida em cartório;

> Notas fiscais de todo material e serviços utilizados na rede (transformadores, postes, cabos, estruturas, equipamentos e ferragens);

> Laudo de ensaio do(s) transformador (es);

> Espelho de placas do(s) transformador (es);

> Apresentação de ART específica de execução da rede de distribuição, assinada pelo engenheiro eletricista;

> CD com cópia digital do projeto aprovado em Autocad, versão mínima 2007, com georeferenciamento no sistema de projeção UTM, Datum SIRGA200/WGS84, para permitir a incorporação das feições geográficas do empreendimento na base cartográfica da Amazonas Energia;

> Laudo de ensaio dos postes.

Formulários

Solicitação de Vistoria e Ligação de Subestação

Solicitação de Vistoria e Ligação de Subestação até 300 kVA

Solicitação de Retorno de Vistoria e Ligação de Subestação

Checklist

Vistoria de Projeto Elétrico acima de 300 kVA

Vistoria de Projeto Elétrico até 300 kVA

Vistoria de Rede

Amazonas Energia S/A