Nossa Gente

Programa Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz

Atualmente, a Amazonas Energia é parceira do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, entidade sem fins lucrativos que trabalha na contratação de jovens e devida preparação para o mercado de trabalho do Estado do Amazonas.

O contrato pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

A contratação de aprendizes está regulamentada pela Lei no 10.097, de 19 de dezembro de 2000, e pelo Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005.

A aprendizagem é um instituto que cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois dá preparação ao iniciante de desempenhar atividades profissionais e de ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho.

A formação técnico-profissional deve ser constituída por atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva, em programa correlato às atividades desenvolvidas nas empresas contratantes. O objetivo é proporcionar ao aprendiz uma formação profissional básica.

Para mais informações consulte o Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego.

O Manual reúne toda legislação que regulamenta a implementação da Lei da Aprendizagem.