Empresa

Diretoria e Conselho

Diretoria Executiva:

A Diretoria é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe, dentro da orientação traçada pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Administração, assegurar o funcionamento regular da Companhia. A Diretoria Executiva é composta de no mínimo de 02 (dois) Diretores Executivos, dentre deles o Diretor-Presidente e/ou Diretor Vice-Presidente e os demais membros eleitos para compor a Diretoria Executiva não terão designação específica, mas suas atribuições serão definidas no manual da organização. Todos os Diretores devem ser residentes no País, acionistas ou não, e ser eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de 3 (três) anos, permitida a reeleição. O prazo de gestão dos membros da Diretoria Executiva se prorrogará até a efetiva investidura dos novos membros.

Diretor-Presidente

Diretor Financeiro

Márcio Pereira Zimmermann

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RS, especializado em Engenharia de Sistemas Elétricos, EFEI, Mestrado em Engenharia Elétrica, PUC/Rio, Programa de Desenvolvimento em Executivos para Alta Administração do Setor Elétrico, USP, foi Ministro de Estado de Minas e Energia (MME), Secretário Executivo do MME, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Presidente e Conselheiro de Administração da Eletrobras, Furnas, Eletrosul e CEPEL, Conselheiro de Administração da Petrobras, CHESF, ONS, dentre outras e Diretor e Presidente da Eletrosul.

Diretor Vice-Presidente

Orsine Rufino de Oliveira

Empreendedor nato  iniciou suas atividades ainda pré-adolescente em 1961 ao trabalhar no segmento fotográfico do AM com seu irmão mais velho, Iomar Oliveira, que era proprietário da Empresa Icofilm Material Fotográfico Ltda. onde era responsável pelo funcionamento de um motor de geração termelétrica, em 1963 tornou-se sócio do irmão; na década de 1970 iniciou o seu próprio negócio em uma pequena banca de revistas no aeroporto de Ponta Pelada; com o aquecimento da Zona Franca em 1972, da pequena banca desponta como empresário inovador para o ramo de importação, sendo um dos primeiros a importar computadores, consolidando-se como proprietário de uma rede de lojas da Zona Franca, a Importadora Oliveira; em 1989 surge como o empreendedor responsável por atender 40 localidades do AM com geração termelétrica, nascendo assim a Empresa Oliveira Energia Geração e Serviços Ltda, destacando-se pela inovação no ramo de geração de energia na Região Norte; desde Dez./2018 é Acionista controlador da Roraima Energia S.A.; em abril/2019 torna-se Acionista controlador da Amazonas Energia S.A. De 2019 a 2020 foi Presidente do C.A. da Companhia.

Diretora Regulatória e Jurídica

Diretora Administrativa

Maria do Socorro Gama da Silva

Graduação em Direito pela Universidade Nilton Lins – Manaus (2005), Pós Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, Pós Graduação em Direito Civil e Processo Civil. Experiência titular em Direito Civil e Processual Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Empresarial e Gestão.

Diretor Técnico da Capital

Rodrigo Moreira

Graduação em Sistemas de Informação e Técnico em Eletrotécnica, em 1997 iniciou sua carreira na área de projetos de redes de distribuição de energia para a Distribuidora Boa Vista Energia (atualmente Roraima Energia). Posteriormente atuou nas áreas de construção e manutenção de sistemas de distribuição. Foi Diretor de Operação da Amazonas Distribuidora de Energia, Presidente da Boa Vista Energia e Diretor Comercial da Amazonas Energia. Desde 2019/2020 é Diretor Técnico e Comercial da Roraima Energia e Diretor Técnico da Capital da Amazonas Energia.

Diretor Técnico do Interior: 

Radyr Gomes de Oliveira

Formação de Eletricista possui 30 anos de experiência no Setor Elétrico. iniciou às atividades na Companhia Energética do Amazonas (CEAM) em 1988 atuando nos Departamentos Comercial, de Projetos, de Coordenação e Apoio às Agências e no Luz para Todos (PLpT), onde permaneceu (2007 a  2011). Foi Presidente e Diretor de Geração e Operação do Interior, na Amazonas Distribuidora de Energia e Diretor Vice-Presidente na Amazonas Energia.

Diretor Comercial

Claudio Manuel Rivera Moya

O Diretor Claudio Manuel Rivera Moya é graduado em engenharia elétrica pela Universidade de Santiago do Chile e mestre em energias renováveis e sustentabilidade energética pela UNIBA, executivo com ampla experiência, atuando em organizações complexas de grande porte, ocupando posições executivas em negócios, principalmente, em Energia, no Brasil e em países da América Latina, incluindo: Peru, Chile, Colômbia, Argentina. Atuou na criação e gestão de programas para diminuir as perdas por furto de energia e aumentar a arrecadação e a coleta em empresas de distribuição de energia, com grande sucesso nas principais capitais da América Latina, como Santiago, Buenos Aires, Lima, Bogotá e Rio de Janeiro, além de conhecer normas técnicas e procedimentos operacionais ligados à regulação do mercado elétrico brasileiro e de outros países na américa latina.


Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão colegiado superior da Companhia responsável pelo direcionamento estratégico da Companhia, monitorar e apoiar a diretoria na implantação de ações estratégicas, guardando os princípios, valores, objeto social e sistema de governança da companhia, zelando pela valorização do patrimônio e interesse da companhia como um todo, sendo integrado de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 9 (nove) membros, cujo prazo de gestão terá a duração de 3 (três) anos, sendo permitida a reeleição, eleitos pela Assembleia Geral.

Presidente do Conselho de Administração:

Gustavo de Marchi e Silva

Bacharel em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Regulação do Setor de Energia Elétrica pela Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), Consultor Jurídico nas Empresas Décio Freire e Advogados, Consultoria Empresarial e Fundação Getúlio Vargas – FGV Energia. Foi Presidente da Comissão Especial de Energia – Conselho Federal OAB. Membro Câmara FGV, Vice-Presidente de Energia CBMA, dentre outras

Conselheiro:

Márcio Pereira Zimmermann

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RS, especializado em Engenharia de Sistemas Elétricos, EFEI, Mestrado em Engenharia Elétrica, PUC/Rio, Programa de Desenvolvimento em Executivos para Alta Administração do Setor Elétrico, USP, foi Ministro de Estado de Minas e Energia (MME), Secretário Executivo do MME, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Presidente e Conselheiro de Administração da Eletrobras, Furnas, Eletrosul e CEPEL, Conselheiro de Administração da Petrobras, CHESF, ONS, dentre outras e Diretor e Presidente da Eletrosul.

Conselheiro:

Silas Rondeau Cavalcante Silva

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (Sistemas de Potência, Centro de Tecnologia da UFPE, Recife, 1978, Especialização em Engenharia de Linhas de Transmissão (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UERJ Rio de Janeiro, 1981, MBA Executivo Internacional (AMANA-KEY– APG, São Paulo, 1996). Foi Ministro de Estado de Minas e Energia (MME), Presidente da Eletrobras, Eletronorte, Manaus Energia, CEAM, Conselheiro da Petrobras, Furnas, ITAIPU, dentre outras.

Conselheiro:

Ulisses Tapajós Neto

Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especializações em Gestão Financeira Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Gestão de Equipes (FGV) e com curso de Governança Corporativa (FDC). No período de 1978 a 2008, atuou na implantação do regime turn key da AMBEV, NOVOTEL, FRIOPESCA, MOTO HONDA e MULTIBRÁS. Foi Presidente da Multibrás da Amazônia e Secretário Municipal de Finanças de Manaus. É Conselheiro de Administração da TV LAR e da Mais Investimentos, empresa que representa o Banco BTG Pactual em Manaus e Presidente da Associação Júnior Achievement do Amazonas e Conselheiro Deliberativo do CODESE – Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico que visa planejar Manaus para os próximos 20 anos.

Conselheira: 

Maria do Socorro Gama da Silva

Graduação em Direito pela Universidade Nilton Lins – Manaus (2005), Pós Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, Pós Graduação em Direito Civil e Processo Civil. Experiência titular em Direito Civil e Processual Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Empresarial e Gestão. Diretora e Conselheira de Administração da Amazonas e Roraima Energia desde 2019.

Conselheiro:

Gledson de Lima Cameli

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Nilton Lins – Manaus (1998), Pós Graduação em Gestão de Negócios. Empresário é atua efetivamente na Empresa Construtora Etam Ltda. Desde 2002.


Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é um órgão independente da administração, responsável por fiscalizar os negócios da Companhia e verificar os atos dos administradores e o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários, de caráter permanente, compõe-se de no mínimo 03 (três) e, no máximo 09 (nove) membros efetivos e igual número de suplentes, estes facultativos, nomeados em Assembleia Geral.

Presidente do Conselho Fiscal:

Airton Ângelo Claudino

Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Cinecista de Virgínia – FACECA, Administração de Empresas – 1979 – FACECA – Varginha/MG , Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal do Pará – 2005/2006 ,  participou do Programa de formação para ingresso no cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Nacional – ESAF – Belo Horizonte/MG.

Conselheiro:

Hamilton Almeida da Silva

Graduação em Direito pela Faculdade pela Universidade Nilton Lins – Manaus (2005), Pós Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário, Escola Superior de Advocacia da OAB – Seção AM, ESA/AM, Brasil, Pós Graduação em Direito Civil e Processo Civil.

Conselheiro:

Pedro Neves Marx

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, especialização em  Direito Tributário, Direito Processual Tributário – 2002/2003, Consultor de empresas desde 2000, sócio do escritório Almeida Prado, Marx, Tesser & Flôr.

Conselheira:

Marise Gristein

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Mestrado em Geotécnica pela PUC-RJ, MBA em Gerência de Projetos pela FGV e Pós-MBA em Regulação e Negócios no Setor de Energia Elétrica pela FGV, Atuou  como:  Diretora de Novos Negócios – LIDE RIO DE JANEIRO (Set 2019),  Superintendente de Gás na SEDEERI – Governo do Estado do RJ.

Conselheiro: 

Cezar Antônio Bordin

Bacharel em Ciências Contábeis pela FAE- Bom Jesus- Univ. Católica de Curitiba-PR (1978), Pós Graduado em MBA – Controladoria pela FIPECAFI-USP (2000), Especialização em Administração Financeira I e II – PUC-RJ, Atua no setor elétrico há mais de quarenta e cinco anos (45), na área contábil, financeira e tributária. Foi Presidente do Conselho Fiscal da CEPISA, CEAL, CERON, ELETROACRE, Boa Vista Energia e Amazonas Distribuidora. Membro do Conselho Fiscal da Amazonas Energia e Roraima Energia desde 2019.

Amazonas Energia S/A