Amazonas Energia alerta para cuidados com pipas / papagaios na rede elétrica

Destaques

Assessoria de Imprensa

No Amazonas, esse tipo de prática é bem comum na capital e interior, e o que muita gente não sabe é que soltar pipas próximo a rede elétrica, pode causar um grande estrago e até um acidente fatal. O famoso ‘papagaio’ de papel (pipa) é um dos responsáveis por desgastes e acidentes na rede elétrica. A pipa é usada junto com o cerol, que corta e danifica os fios podendo causar curto-circuito.

É um dos causadores de desligamentos, pois, geralmente, rompem os cabos de energia quando entram em contato com a rede elétrica, além disso, muitos curtos-circuitos e oscilações são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.

A Amazonas Energia orienta soltar pipas/papagaios somente em locais abertos e bem longe da rede elétrica, como parques, praias e campo de futebol. Se a pipa enroscar nos fios elétricos, não tente tirá-la de jeito nenhum (sua vida é mais importante). Evite também usar o cerol.

A “linha chilena”, feita a partir do quartzo moído e óxido de alumínio, assim como a linha com cerol, são consideradas quatro vezes mais perigosas devido ao alto grau cortante, funcionando como uma verdadeira “guilhotina”, podendo causar lesões corporais profundas e mortes, ou até mesmo acidentes de ampla magnitude.

Diariamente equipes da Amazonas Energia realiza manutenções preventivas em todo o estado do Amazonas, trocando cabos e equipamentos danificados pela prática de soltar pipas/papagaios.

Amazonas Energia S/A