AMAZONAS ENERGIA RESTABELECE EM 100% O SISTEMA DE ENERGIA ELÉTRICA NO ESTADO, APÓS BLECAUTE NO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL – SIN
Destaques
- Alteração de Carga
- Cadastro de Equipamento Vital
- Cliente Alta Tensão
- Cliente Mercado Livre
- Compartilhamento de infraestruturas
- Contrato
- Contribuição de Iluminação Pública por Município
- Desligamentos Programados
- Despesas Associadas a CCC
- Dicas de Consumo Consciente
- Dicas de Segurança
- Direitos e Deveres
- Furto de energia elétrica é crime
- Iluminação Pública
- Indicadores de Continuidade
- Ligação Nova
- Ligação Provisória
- Localizar App na Loja
- Micro/Minigeração Distribuída
- Normas Técnicas e Manuais
- Notícias
- Orçamento de Conexão / Projeto / Vistoria
- Padrão de Entrada
- Pesquisa de Curvas de Carga e Hábitos de Consumo
- Poda e Arborização
- Programa de Eficiência Energética
- Programa de Eletrificação Rural
- Programa de Pesquisa e Desenvolvimento
- Regulação da ANEEL
- Resolução Normativa
- Ressarcimento de Danos Elétricos
- Serviços Cobráveis
- Transferência de Titularidade
- Uma Nova Energia – Amazonas Energia
- Vistoria na medição
INFORMAÇÕES
Nesta terça-feira (15), às 7h31 (horário Manaus), o Estado do Amazonas foi afetado por paralisação nacional do serviço de distribuição de energia. O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu o envio de carga para todo o país, somente o estado de Roraima, que não faz parte do SIN, não foi afetado.
A capital Manaus juntamente com as cidades de Iranduba, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Presidente Figueiredo ficaram integralmente sem energia. A recomposição foi iniciada em todas as regiões do país a partir das 9h16 (horário de Brasília), sendo que no estado do Amazonas o restabelecimento iniciou em Manaus, às 08h19 (horário Manaus). Por volta de 10h40, a cidade de Manaus teve cerca 50% de sua carga restabelecida para o período do dia. Para garantir esse abastecimento, a Amazonas Energia utilizou geração interna assim como empregou a energia produzida pela Usina Hidroelétrica de Balbina.
Enquanto o linhão de Tucuruí estava inoperante pelo Operador Nacional do Sistema – ONS, a concessionária manteve as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas das cidades Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo.
Na cidade de Manaus, o sistema estava totalmente restabelecido às 12h45. A última cidade do estado a ter a energia restabelecida nas unidades consumidoras foi Parintins, às 13h31. Até o momento, o ONS ainda não informou oficialmente o motivo da interrupção.